- Meça bem os ingredientes e siga a receita. Diferentemente de pratos salgados, doces exigem medidas corretas.
- Use os ingredientes, incluindo ovos, manteiga e leite, na temperatura ambiente (exceto quando a receita específica que estejam gelados).
- Peneire a farinha – isso não é só para procurar resíduos e sim, para deixar a farinha aeirada para que o bolo cresça melhor. O ideal é peneirar duas vezes, a segunda pode já ser com o fermento ou o bicarbonato quando consta na receita. Só depois de peneirar a farinha é que se mede a quantidade utilizada.
- Agite a embalagem de fermento (para que todos os componentes do produto se misturem). Coloque o fermento por último e misture-o delicadamente.
- É preciso bater bem ovos, manteiga e açúcar e geralmente, depois disso, se alterna ingredientes secos peneirados com os líquidos. mas, siga a ordem da receita.
- Bater as claras em neve separadamente e misturar no final com uma espátula e com movimentos para cima dão leveza à massa.
- Unte a forma e enfarinhe antes de colocar a massa e use a forma do tamanho adequado.
- As laterais das formas não deve ser untadas , isso faz com que o bolo quebre. Normalmente o bolo cresce e cede naturalmente um pouco depois. O fato de estar untado, bloqueia esse processo, rachando nas laterais. Depois de assado, basta passar uma faquinha que ele se descola.
- Não abra a porta do forno nos primeiros 15 minutos.
- Sempre coloque em forno médio preaquecido. Forno muito quente queima o bolo e muito baixo pode embatumar (a não ser que a receita peça em casos específicos).
http://www.saborosogostinho.com.br/2011/10/10-dicas-para-um-bolo-bem-fofinho.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário